O Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (SecultBA), atingiu com os editais do Programa Aldir Blanc Bahia todos os 27 Territórios de Identidade do estado. Cumprindo, dessa forma, o Plano de Aplicação aprovado em setembro de 2020 pela Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo – MTur.
Somente com os editais a SecultBA e suas unidades vinculadas executaram mais de R$ 92 milhões no inciso III da Lei Aldir Blanc (LAB), para cerca de 1870 projetos que foram pagos até o dia 31 de dezembro de 2020, ou empenhados para pagamento em janeiro de 2021.
Para entender melhor:
A SecultBA lançou em 29 de setembro de 2020 o Programa Aldir Blanc Bahia contendo os editais, Prêmio Cultura Viva Bahia 2020 pela Sudecult (SecultBA) o Prêmio das Artes Jorge Portugal e Prêmio de Exibição Audiovisual, pela Funceb; os Prêmios de Preservação dos Bens Culturais Populares e Identitários da Bahia Emilia Biancardi 2020 e o chamamento público Preservação das Matrizes Identitárias Jaime Sodré 2020, pelo CCPI; o Prêmio Fundação Pedro Calmon, pela FPC e o chamamento público Salvaguarda Patrimônio Imaterial, pelo IPAC.
Com esses editais todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia tiveram projetos contemplados, o que demonstra a amplitude e a descentralização do programa a partir dos recursos da Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal, e que foram geridos pela pasta e suas vinculadas.