O Hospital Municipal de Caetité, gerido pela Fundação Terra Mãe, pensando na assistência estratégica e de qualidade, promoveu recentemente capacitação sobre manejo de vias aéreas dos pacientes sob ventilação mecânica. “O intuito do treinamento foi capacita-los, principalmente sobre como agir nos casos em que o paciente apresente desconforto respiratório por acúmulo de secreção”, explicou Ícaro Montenegro Marques, Coordenador do Serviço de Fisioterapia do Hospital.
A educação continuada é uma das premissas da Fundação Terra Mãe em todas as unidades, prezando por profissionais cada vez mais capacitados, e assim um resultado cada vez mais eficaz no atendimento. “Esse tipo de treinamento é de extrema importância para todos. Capacitando nossa equipe, minimizamos os riscos dos pacientes de uma possível complicação respiratória grave por acúmulo de secreção, por exemplo”, disse ele.
Ícaro explicou ainda que a Fisioterapia Respiratória atua ainda como forma de prevenção para o aparecimento de complicações respiratórias dos pacientes, considerando principalmente aqueles que estejam internados e imobilizados. “Esses certamente precisam realizar tanto a fisioterapia motora quanto a respiratória durante sua permanência no leito hospitalar, a fim de garantir a melhoria na condição geral do paciente por meio de técnicas que contemplem ambos os sistemas, respiratório e cardiovascular. Por isso a preocupação da instituição com a capacitação da equipe é tão pertinente”, concluiu.