Milhares de famílias das cidades de Arataca, Canavieiras, Jussari, Itaju do Colônia, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória e Una, que fazem parte do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica, CIMA, foram atendidos no Novo Hospital AMEC, em Camacan, ao logo do período de crise da saúde pública nacional com o acometimento da pandemia da COVID-19.
Tratamento humanizado, com equipe em treinamentos e capacitações constantemente garantiram, e garantem, um serviço diferenciado para todos. Além disso, serviços sociais pensados e executados através da união da gestão do hospital e dos colaboradores proporcionam benefícios que vão além da saúde física, como os projetos Mãos Amigas e Pão Nosso de Cada Dia, com alimentação como foco de qualidade de vida. Neste momento, nos primeiros dias do mês de abril de 2022, quatro pacientes ainda estão internados positivados para COVID-19, mas os números, acompanhando o fluxo nacional, já demonstram uma queda significativa dos casos no país, o que acarreta, invariavelmente, na mudança de fluxo das unidades montadas para tal. Em Camacan, claro, não seria diferente.
Com uma estrutura que compõe, além dos leitos, laboratório, raio-x, eletrocardiograma, câmara de desinfecção, ventiladores pulmonares, monitores multiparamétricos, dentre outros, a expectativa é que a unidade, gerida pela Fundação Terra Mãe, tenha a mudança de perfil aprovada pela Secretaria de Saúde do Estado, a SESAB. Para tanto, e priorizando, além da população atendida, a manutenção dos postos de trabalho, a instituição conta também com o Deputado Estadual Rosemberg, linha de frente na luta pela qualidade da saúde pública no Estado. Em nota oficial, a unidade afirma que está preparada para realizar serviços de difícil acesso para Camacan e municípios vizinhos, como cirurgias pediátricas, urologia, mastologia, videolaparoscopia, dentre outros.